Pular para conteúdo

Periodicidade das medições

Por padrão, uma medição de qualidade será realizada a cada 6 horas(240 minutos), incluindo as métricas: vazão, latência, jitter e perda de pacotes.

Esta periodicidade pode ser alterada, tanto com configuração local, quanto via sistemas centrais do NIC.br. Uma eventual configuração central de periodicidade se sobrepõe sobre a local.

Ajuste em sistemas OpenWRT

A configuração está disponível via interface web da SIMETBox (em OpenWRT).

Ajuste em outros sistemas

1. Crie o arquivo de texto UNIX (use um editor de texto Linux, ou garanta que a terminação de linha é apenas LF, e não CR+LF como usado no Windows).

Se o arquivo já existir, edite o mesmo.

  /opt/simet/etc/simet/simet-ma.conf

2. O arquivo de texto deve conter a linha (dentre outras que possam vir a existir):

  SIMET_PERIODIC_TEST_PERIOD_MINUTES=240

240 é o período (em minutos) de intervalo entre as medições.

Modifique para o valor desejado, sem utilizar valores menores que 60 (uma medição por hora), ou maiores que 1440 (uma medição por dia).

Este parâmetro de configuração ajusta apenas as medições essenciais (vazão, latência, perda de pacotes, jitter).Medições auxiliares, se existirem, irão ocorrer com outras periodicidades.

O medidor adiciona um tempo extra, aleatório, para distribuir as medições da frota de medidores ao longo do tempo. Por padrão, ele pode atrasar o início de uma medição periódica em até 300 segundos (5 minutos), e o valor desse atraso varia para cada medição.

O horário de início das medições periódicas não é ajustável, e é calculado por cada medidor de forma a distribuir as medições de toda a frota de medidores ao longo do dia. Independente do calendário de medições periódicas, o medidor em geral realiza uma medição adicional em até cinco minutos de sua inicialização.