Pular para conteúdo

Instalação a partir do código fonte

Nota

O código fonte do Medidor SIMET é distribuído sob a licença GPL versão 3 ou mais recente.

Ele é compatível com todas as arquiteturas suportadas pelo Debian e Ubuntu, em 32 bits e 64 bits, tanto em little-endian quanto em big-endian.

Importante

A instalação e utilização do código fonte é voltada para desenvolvedores (linguagens: C, shell) e, portanto, não entra em detalhes sobre procedimentos padrão de programação C e shell em ambiente Linux de linha de comando.

O código fonte é separado em dois repositórios no github:

Ambos devem ser compilados e instalados para o funcionamento do motor de medição.

Dependências de compilação

As dependências de tempo de compilação estão descritos na linha “Build-Depends” do arquivo “debian/control” dentro do código fonte (em ambos os repositórios).

Instale o ambiente de compilação base do Debian/Ubuntu:

apt install --install-recommends build-essential debhelper dpkg-dev

Para saber quais dependências faltam para a compilação de um pacotes, utilize o comando “dpkg-checkbuilddeps”. Certifique-se de executá-lo no diretório top-level do código fonte (simet-ma ou simet-lmapd).

Configuração do ambiente de compilação

O simet-ma e simet-lmapd são compilados via build padrão de código fonte já empacotado para Debian / Ubuntu. Toda a parte de “empacotamento” fica no diretório debian/.

1. Instale as dependências de compilação.

2. Faça o build de simet-lmapd. No diretório “top-level” do simet-lmapd, use o comando “dpkg-buildpackage -uc -us”. Isso irá gerar no diretório pai do toplevel os arquivos “.deb” (e de debug symbols) do simet-lmapd.

3. Faça o build de simet-ma. No diretório “top-level” do simet-ma, use o comando “dpkg-buildpackage -uc -us”. Isso irá gerar no diretório pai do toplevel os arquivos “.deb” (e de debug symbols) do simet-ma.

Nota

Existe um dockerfile em docker/ no pacote simet-ma, que contém os passos para a compilação tanto do “simet-ma” quanto do “simet-lmapd” dentro de um container, e pode servir de exemplo. Dito isso, é importante ressaltar que o medidor em container não é oficialmente suportado no momento.

Conclusão

Instale os pacotes gerados conforme a documentação .deb