Pular para conteúdo

Instalação com o script instalador

Nota

Este é o método recomendado de instalação do SIMET. Caso opte por outro método, siga para a instalação por pacotes ".deb" ou para a instalação por código-fonte.

Para instalar o medidor SIMET, utilize um terminal de linha de comando.

É necessário instalar como administrador (root). Em geral, esta permissão é obtida utilizando “sudo” antes do comando a ser executado com permissão de administrador.

1. Obtenha o pacote de instalação “simet-ma.run” (ou “simet-ma_versão.run”). Ele contém os pacotes “.deb” para todas as arquiteturas e versões de sistema operacional Debian e Ubuntu suportadas, bem como um script que detecta quais pacotes “.deb” devem ser instalados;

Download disponível em: https://download.simet.nic.br/medidores/simet-ma/linux/

É possível utilizar um navegador web, ou o comando “wget” para efetuar o download. Como exemplo, os seguintes comandos sempre obtém a versão mais atual do instalador, e armazena no diretório “/tmp”:

cd /tmp

wget https://download.simet.nic.br/medidores/simet-ma/linux/simet-ma.run

2. Acrescente a permissão de execução no arquivo baixado:

chmod +x ./simet-ma.run

3. Execute o arquivo “simet-ma.run”. É necessária permissão de superusuário (root) para que o mesmo possa instalar componentes do sistema. Para isso, obtenha acesso root antes de executar. Alternativamente, utilize o comando “sudo” para executar diretamente como root.

sudo ./simet-ma.run
su -

./simet-ma.run

Atenção

Caso o instalador não reconheça a distribuição de sistema operacional, é possível informar ao instalador. Para isso, veja a ajuda com:

./simet-ma.run -- --ajuda

Note que os hifens -- são necessários!

O “simet-ma.run” irá atualizar os pacotes do sistema operacional e instalar os pacotes binários do medidor e suas dependências, todos em suas versões estáveis mais recentes.

Conclusão

O medidor SIMET executa automaticamente ao ser instalado, e toda vez que o sistema é reiniciado. É necessária uma conexão com a internet para a instalação e para a execução do medidor.