Etiqueta/Chave/Identificador SIMET#
Um medidor SIMET possui três identificadores:
- Etiqueta SIMET;
- agent-id/identificador de agente medidor;
- MAC address.
Atenção
A etiqueta SIMET é obrigatória para medidores SIMET que serão instalados em escolas e unidades de saúde.
A etiqueta SIMET identifica um medidor SIMET durante os processos de associação do mesmo com uma escola, unidade de saúde, ou outra entidade (por exemplo: ASN, CNPJ, CPF) perante os sistemas do SIMET.
Também é utilizada em medidores embarcados (como as SIMETBox) na funcionalidade de recuperação da identidade antiga do medidor durante um processo de "reset para a configuração de fábrica". Nesse caso, a etiqueta SIMET é permanente e não pode ser alterada.
Atenção
A etiqueta SIMET é considerada informação sensível e não deve ser exposta na Internet, ou em planilhas de acesso aberto, ou fotos. Da mesma forma que etiquetas com senha padrão e MAC address, quando impressa e afixada a um equipamento, deve ser posicionada preferencialmente nas faces inferior ou posterior do mesmo.
No código fonte do medidor SIMET-MA, e em documentações de engenharia e APIs internas do SIMET, particularmente na documentação em inglês, a etiqueta SIMET é denominada virtual label e/ou pairing secret. Nestas documentações em inglês, o processo de associação de um medidor SIMET (através da etiqueta SIMET) com uma entidade é denominado pairing, e nesse contexto a etiqueta SIMET pode aparecer denominada pairing secret.
Uso da etiqueta SIMET#
Um usuário de medidor SIMET utiliza a etiqueta SIMET para:
-
Associar/ativar um medidor que será utilizado em:
- uma escola (associado ao INEP da escola);
- uma unidade de saúde (associado ao CNES da unidade de saúde);
- um ISP (associado ao ASN do ISP).
Nos vídeos e material de treinamento do programa Escola Conectada do MEC, o processo de associação do medidor SIMET com uma escola em específico através do INEP da mesma foi chamado de "ativação" do medidor por motivos didáticos. Isso é relevante para integradores que estejam focados em soluções para atender escolas públicas.
O medidor SIMET utiliza a etiqueta SIMET para:
-
Associar o medidor com uma entidade, nas versões do medidor que são específicas para escolas/postos de saúde. Nesse caso, o usuário do medidor não é exposto à etiqueta SIMET: o medidor pede o código INEP ou CNES durante a instalação e usa a etiqueta SIMET internamente.
-
Nos medidores embarcados como SIMETBox, onde a etiqueta SIMET é permanente, para recuperar a identidade antiga (agent-id) do medidor, em caso de reset de fábrica.
-
A etiqueta SIMET é utilizada de forma opaca pelo sistema SIMET e, portanto, sensível a quaisquer mudanças como maiúsculas para minúsculas, etc.
Ativação/Associação do medidor#
Medidores SIMET utilizados em escolas públicas/unidades públicas de saúde precisam ser associados ao estabelecimento.
Caso o medidor não seja associado corretamente, as medições não serão processadas e disponibilizadas nos portais e APIs dedicados ao acompanhamento da conectividade Internet nas escolas públicas/estabelecimentos de saúde.
Um medidor SIMET estará ativo e apto a realizar medições a partir do momento em que conseguir conectar-se à Internet e registrar-se com os sistemas centrais, independente de estar associado ou não a uma escola/unidade de saúde/qualquer outra entidade.
Um medidor SIMET que não tenha sido associado a uma entidade tem as suas medições disponíveis a partir do próprio medidor, conforme descrito na seção Controle.
Para associar um medidor à uma escola pública/unidade de saúde pública, o instalador deve, de posse do código INEP ou CNES do estabelecimento e da etiqueta SIMET, acessar a interface de associação/ativação do medidor e realizar o procedimento.
A melhor forma de verificar se a ativação/associação teve êxito é esperar alguns minutos, reiniciar o medidor e verificar se o mesmo retorna a informação de que foi associado à entidade desejada, após atualizar o seu registro com os servidores centrais do SIMET. O medidor precisa ter acesso à Internet para realizar este processo.
Medições de um medidor recém-associado podem demorar até 24 horas antes de estarem visíveis nos portais de medições.
Formato e aparência da etiqueta SIMET#
A etiqueta SIMET DEVE ser disponibilizada ao usuário de um medidor SIMET das seguintes formas:
-
Etiqueta impressa em equipamentos embarcados (SIMETBoxes e similares), devidamente identificada como "Id. SIMET" ou "Identificador SIMET" ou "Etiqueta SIMET". DEVE ser acompanhada do MAC principal do equipamento.
-
Através da UI interna do medidor (CLI, web ou GUI).
A versão atual do "número" da etiqueta SIMET consiste nos caracteres iniciais "N0", que indicam o formato da mesma, seguidos por uma sequência de 24 caracteres alfanuméricos, e pode incluir alguns caracteres de pontuação.
Quando impressa, a etiqueta SIMET é muitas vezes acompanhada também da "URL de associação", e de um QR-Code com essa URL.
Obtendo a etiqueta SIMET do motor de medição#
Existem várias APIs que retornam a etiqueta SIMET no motor de medição, sempre na saída padrão stdout, com mensagens de erro na saída de erro padrão stderr. No SIMETBox, é preferível utilizar a API "ubus simet-ma". Nos outros medidores, existe uma API via scripts que são instalados no diretório "bin" do motor de medição (por padrão: "/opt/simet/bin").
simet_read_vlabel.sh#
Deve ser executado como o usuário do motor de medição (nicbr-simet), ou como root. Retorna a etiqueta SIMET.
Retorna exit status 0 se o sistema de etiqueta SIMET está operacional, outro status se estiver indisponível.
simet_pairing_info.sh --json#
Deve ser executado como o usuário do motor de medição (nicbr-simet), ou como root. Retorna as informações de associação do medidor obtidas pelo motor de medição no última registro do medidor com os sistemas centrais do SIMET.
Retorna exit status 0 se as informações de associação do medidor estiverem disponíveis ou outro status, se não estiverem disponíveis.
Atenção
simet_pairing_info.sh precisa de conexão com a Internet.
Exemplos de saída
simet_qrcode.sh --url#
Retorna um QR-code com a URL de ativação/associação do medidor. Utilize as opções --png <path>, --svg <path> ou --text <path> para gravar o QR-code em um arquivo. Em OpenWRT, a opção --png pode não estar disponível dependendo da versão.
A opção --text aceita ainda as opções --utf8, --ascii e --ansi para modificar como o qr-code em texto será gerado.
Nota
A URL é "https://simet.nic.br/ativar/?vl=N0..." onde N0... é a etiqueta SIMET. Atenção para a possível necessidade de realizar "URL quoting".
Definição formal do formato da etiqueta SIMET#
A etiqueta SIMET é uma sequência de caracteres alfanuméricos e pontuação, restrita aos codepoints UNICODE entre U+0021 a U+007e, inclusive. Essa faixa de codepoints não contém espaços em branco nem códigos de controle.
O comprimento da etiqueta SIMET varia dependendo de seu formato interno, entre 8 e 128 caracteres, sendo o prefixo da mesma utilizado para identificar o formato interno em uso.
Programas/interfaces com o usuário (UI) para o medidor SIMET que utilizem a etiqueta SIMET não assumem nenhuma outra estrutura além da descrita acima, em particular é extremamente arriscado assumir que os caracteres que compõem a etiqueta SIMET poderão ser utilizados diretamente (sem "quoting" de proteção) em URLs, nomes de arquivo, etc.
Nota
Recomendamos que UIs e etiquetas impressas utilizem fontes que permitam a diferenciação entre 0, o, O, 1, l, |, L, i, vírgula e ponto, dentre outros.
Exemplos de fontes recomendadas: Consolas, Inconsolata, Times New Roman.
Exemplos de etiqueta SIMET (tipo "N0")#
- Etiqueta SIMET: N0X8sFlZzLeFpuVXb_2a3U_cWY
- Chave SIMET: N0xqZRId4dqubmB3iRKQD1NSfY
Exemplo de etiqueta física#
Etiqueta física afixada à face inferior de uma Sonda de medição SIMET, com: o MAC do equipamento (porque o mesmo não possui outra etiqueta com essa informação), URL de ativação / associação do medidor e "chave SIMET".
Nota
A URL é "https://simet.nic.br/ativar/?vl=N0..." onde N0... é a "chave SIMET". Atenção para a possível necessidade de realizar "URL quoting".
Geração da Etiqueta SIMET#
A etiqueta SIMET possui uma estrutura interna, e deve ser gerada corretamente sob pena de não ser aceita durante o processo de associação/ativação de um medidor. A geração incorreta da etiqueta SIMET é considerada um defeito crítico em um medidor SIMET.
O motor de medição pode gerar a etiqueta SIMET, mas para que isso funcione adequadamente em equipamentos do tipo "Sonda de Medição" ou "Roteador", é necessário parametrizar o motor de medição para que tenha acesso a um "segredo" permanente, único, e estável (que não é alterado nem mesmo com reset de fábrica ou atualização de firmware).
Esta parametrização é realizada através dos scripts Plataform Secret ou Platform Label.
No caso da utilização do "Platform Secret", também é absolutamente necessário que a parte de MAC address esteja parametrizada. Alterar o MAC address ou o Platform Secret irá alterar o conteúdo da etiqueta SIMET.
A geração da etiqueta SIMET é realizada através do seguinte comando que deve ser executado como super-usuário root, durante o boot/inicialização do equipamento (exemplo para motor de medição instalado em /opt/simet):
Nota
O comando simet_create_vlabel.sh não roda o processamento de geração da etiqueta SIMET caso a mesma já tenha sido gerada e armazenada em arquivo permanente pelo motor de medição.
No empacotamento Debian/Ubuntu e no empacotamento OpenWRT, esse comando já é executado pelo initscript simet-ma (/etc/init.d/simet-ma), durante o boot.