Pular para conteúdo

Medidor SIMET: simetbox-openwrt

Introdução

O OpenWRT é um sistema operacional utilizado principalmente como firmware em aplicações embarcadas.

É encontrado principalmente como sistema operacional de roteadores (com ou sem WiFi), pontos de acesso e repetidores WiFi, e alguns outros equipamentos de pequeno porte.

Medidores SIMET dedicados com capacidade de medição em torno de 500Mbps (e menores) se enquadram neste caso.

Do ponto de vista do usuário final do equipamento, o formato ideal de distribuição de medidores SIMET baseados no OpenWRT é a aquisição do equipamento já preparado para utilização como medidor SIMET, ou seja, onde a parte de integração e instalação de firmware foi realizada pelo próprio fabricante, ou por um integrador/intermediário.

Equipamentos compatíveis

O OpenWRT tem restrições de compatibilidade, por ter a característica de funcionar como o firmware do equipamento. Em geral, adicionar suporte a novos equipamentos só é rápido quando há cooperação por parte do fabricante do equipamento.

O NIC.br pode fornecer um “firmware” baseado em OpenWRT já com o motor SIMET integrado para alguns modelos bem específicos de equipamento.

Neste caso, um usuário final com perfil um pouco mais técnico é capaz de adquirir o equipamento “de prateleira” compatível e ele mesmo converter esse equipamento em um medidor SIMET.

A conversão no sentido contrário (reverter o equipamento à sua condição original e firmware original do fabricante) nem sempre é simples, nem é garantida.

Infelizmente, na prática, esta lista de equipamentos é muito restrita e tende a conter modelos de equipamentos em fim-de-vida, que não são mais encontrados no mercado brasileiro.

Equipamentos ainda não-compatíveis

Fabricantes de equipamentos que já operam internamente utilizando um firmware baseado em OpenWRT, ou integradores que tenham acesso a tais equipamentos, podem embarcar e integrar o motor de medição SIMET.

Na nossa experiência, este processo leva entre 2 a 6 meses para equipamentos com versões antigas do OpenWRT e entre 1 a 3 meses em equipamentos baseados no OpenWRT 22.

Em todos os casos, é necessário que o integrador (ou fabricante) tenha equipe técnica capacitada em desenvolvimento ou adequação de firmware para aquele equipamento, bem como a informação e documentação necessária referente aos detalhes de engenharia do equipamento, inclusive SDKs e código fonte, para alterar, recompilar e substituir o firmware do equipamento original, criando assim um novo produto que pode ser ofertado a interessados em adquirir um medidor SIMET..

Caso o equipamento em questão não utilize OpenWRT, e também não possa ser atendido por outra solução (como a Integração Debian / Ubuntu), a dificuldade da integração varia entre impraticável a curto prazo, a inviável.